domingo, agosto 29, 2004

Mulher

É só abrir as matérias de revistas, especialmente as masculinas, e encontrar os adjetivos esquisito e estranho para se refererirem à mulher ou algo relativo ao comportamento feminino.
Falam o tempo inteiro das mudanças de humor, da TPM, da menstruação, do orgasmo feminino como se fossem coisas de outro mundo e de forma pejorativa. Porém, nem as revistas femininas abordam as esquisitices masculinas. Quer ser mais esquisito que homem que nem tem TPM e consegue fazer coisas que nós, nem dias críticos de hormônios comandando nossos atos, fazemos?
Eles dão nomes aos seus órgãos genitais. Aliás, o pau parece ser mais importante do que qualquer outra coisa no mundo e nós somos obrigadas a encarar isso com naturalidade.
Eles fantasiam milhares de posições, sonham em fazer sexo nas mais estranhas situações e se a mulher topa até subir no lustre, eles brocham, porque não estão preparados para uma mulher que tope as suas fantasias. E se estão, ela não serve para namorar, porque para namorar é a que faz o feijão com arroz de sempre, embora eles se achem modernos e descolados.
Eles sentem prazer em ver uma mulher engolindo porra. Meu Deus! Isso só não é mais esquisito do que o fato de saírem falando pelos quatro ventos que mulher engole qualquer coisa. E se a gente não engole, eles ficam com raiva. E nós é que somos estranhas, esquisitas.
Eles mudam de humor por futebol, gritam enlouquecidamente quando cortam o dedo, se irritam quando falamos demais e se irritam quando ficamos quietas. Ou melhor, ficam irritados por qualquer coisa, os trinta dias do mês, e nós, pobres pessoas guiadas pela guerra hormonal que o nosso corpo trava quando não engravidamos, quando estamos na TPM que dura uma semana, somos as chatas, estranhas, esquisitas e sensíveis do pedaço.

Fazem tudo isso e ainda dizem que é difícil entender uma mulher. Somos tão normais e fáceis de entender que basta um homem ser um pouquinho mais esperto que a maioria para conseguir conhecer nossos mais íntimos pensamentos. Vide Chico Buarque de Hollanda...

segunda-feira, agosto 23, 2004

Recado

Último soneto

Que rosas fugitivas foste ali:
Requeriam-te os tapetes - e vieste...
-- Se me dói hoje o bem que me fizeste,
É justo, porque muito te devi.

Em que seda de afagos me envolvi
Quando entraste, nas tardes que apareceste --
Como fui de percal quando me deste
Tua boca a beijar, que remordi...

Pensei que fosse o meu o teu cansaço--
Que seria entre nós um longo abraço
O tédio que, tão esbelta, te curvava...

E fugiste... Que importa ? Se deixaste
A lembrança violeta que animaste
Onde a minha saudade a Cor se trava?...

( "Mário de Sá Carneiro")

domingo, agosto 22, 2004

Íntimo e Pessoal.

Esclarecendo uma coisa: eu tenho 27 anos e não irei fazer 30 anos semana que vem, tá?

Só estou respondendo porque alguns amigos pessoais ficaram confusos, um quase me ligou me dando os Parabéns pelo trigésimo aniversário e outro ligou e deixou recado com minha mãe.

No mais, a correria na marcha ré de sempre. Não tenho tempo para nada e tenho a sensação de que não faço nada. Tudo acontece na minha vida no período de uma semana e tenho a sensação de que tudo permanece igual.

O homem da minha vida tem namorada. O homem na minha vida quer um marido. O homem que quero na minha vida é casado.
Fiz meu melhor amigo assistir Waking Life de madrugada. Ele dormiu, mas foi gentil dizendo que gostou bastante. Fiz 12 amigos Alemães. Refiz duas amizades que estavam perto, porém distantes. Apaixonei-me e desapaixonei-me num intervalo de 20 minutos.

Sonhei que sonhava. Fiquei 3 dias sem dormir.

Acho que é isso. Esclarecida minha vida pessoal, voltou às ficções cheias de metáforas.


sexta-feira, agosto 20, 2004

Vocabulário eleitoreiro:

Lá estava eu, bodiada, em frente à TV, quando começou o Programa Eleitoral Gratuito. A preguiça de fazer outra coisa, fez com que eu assistisse ao espetáculo.
De repente, quando começaram os "borrões", digo, "bordões" de cada candidato, senti-me na AV. Consolação nos bares GLS que costumo ir com alguns amigos.
Primeiro foi José Serra: "Serra é do bem."
Depois foi a vez do Paulinho da força Sindical: "Emprego é TUDO."
Mais tarde, vez de Marta Suplicy: "Marta faz bem feito"

Das duas uma, ou os assessores de imprensa dos candidatos são gays, ou andaram fazendo um curso intensivo "Pâmela e Paloma" de linguagem. É uma estilistica tão gay que podemos chamar essa eleição de viadagem! Pena que não é uma viadagem do bem, porque esses candidatos não são TUDO e eu não faria bem feito nenhum deles...
Até que a Marta dá um caldo, mas sei lá, tô numas de votar nulo...

segunda-feira, agosto 16, 2004

O mundo parece esquecer

Toque a nona e eu brinco de Alex*.
Enfureça-me e viro Michael Douglas**
Instigue-me e torno-me Eve***
Enlouqueça-me e compro um kit igual ao de Dobbel.****


A vida não é filme e eu pareço esquecer.

* "Laranja Mecânica"
** "Um dia de fúria"
*** "A Malvada"
**** "Igual a tudo na vida"

domingo, agosto 15, 2004

A verdadeira revolução está no puteiro!

O que seria dos seres humanos sem a profissão mais antiga do mundo?
Como Jesus iria mostrar perdão e amor, sem Maria Madalena? Se não fosse ela, quantos poemas, quantas músicas não teriam sido compostas, por se tratarem da máxima: "Quem não houver pecado que atire a primeira pedra"?!
Além disso, o que seria de nós, pobres mortais, se não pudéssemos dizer isso, quando acusados por algum erro?
Pois é, só na primeira prostituta citada, tantos agradecimentos, por isso, acho melhor passar de uma forma genérica pela História e ater-me, basicamente, à profissão.
Se não fossem as moçoilas, "Diário de uma cortesã", de Luciano de Samósata, não chegaria às nossas mãos e não teríamos momentos agradáveis de leitura. Nossa queridíssima "Dama das Camélias", por exemplo, jamais existiria e, diga-me, cara leitora, o que seria de nós sem esse romance?
Ainda em literatura e na minha humilde opinião, "Crime e Castigo" sem a Sônia perderia muito, mas muito mesmo e Eça de Queirós não poderia ter escrito o melhor trecho de "O Primo Basílio", quando descreve Juliana mostrando o calcanhar na praça, atitude, naquela época, apenas das grandes heroínas da nossa sociedade.
Se pularmos para o cinema, pegunto às meninas românticas e sonhadoras, como povoar nosso sonho de príncipe encantado sem Richard Gere aceitando Julia Roberts, mesmo sabendo que ela era uma prostituta em "Uma linda mulher"? Aliás, que graça teria se ela fosse apenas uma linda mulher?
Ou mesmo, se não fosse a profissão, Sharon Stone estaria ainda na cruzada de pernas e não em sua brilhante atuação como uma prostituta em "Cassino". E tantos outros filmes maravilhosos que contam a vida dessas que escreveram a História do mundo e a História da Arte pelo buraco da fechadura.
Entrando no cotidiano, sem essa profissão, muitos rapazes não teriam sua primeira vez, muitas moças não pagariam sua faculdade, muitos pais e padrastos jamais teriam sua reputação abalada e as acusações de abuso sexual dentro das famílias continuariam sendo um segredo, desses que todo mundo sabe, mas não quer dizer. Graças a elas, sabemos que pais e padrastos são capazes de fazer isso, afinal, 75% delas foram abusadas por eles. Quero dizer, as antigas, as novas precisam pagar faculdade.
Sem falar na contribuição linguística que nossas amigas deram ao mundo inteiro. O que seria de nós sem o xingamento favorito de todas as línguas, cujo sentido é o mesmo em todas elas, coisa raríssima de acontecer?
É por essas e outras que eu digo sempre aos meus amigos marxistas para esquecerem o proletariado! Não há proletariado mais no mundo, mas prostituta há e sempre haverá! Precisamos delas! Não há graça no mundo sem a profissão mais querida e antiga.

Adendo: ouviram falar na manifestação das prostitutas espanholas que escreveram num cartaz que o primeiro ministro não era filho delas? Pois é, isso sim é manifestação consciente e inteligente! Temos tanto a aprender...

sábado, agosto 14, 2004

Meu irmão está ao meu lado!

Meu irmão está aqui ao lado como censor dos meus textos, ele não me deixa escrever quase nada e fica dando palpite. Se ele estivesse aqui antes, nos meus 560 posts, eu, provavelmente jamais os teria escrito. Hum... pensando bem... seria bom que ele estivesse aqui nos 560 posts...

*Nossa conversa:

- Você sabe que sou um cara que pensa duas vezes antes de falar...
- É, eu sigo o Chico, ajo duas vezes antes de pensar.

domingo, agosto 08, 2004

N'kosi slel'i Afrika
Malupakanys'udumo lwayo
yiva imithandazo yethu
N'kosi sikelela thina lusapho lwayo
Tava durumino
cagoma me chamou
Disse levanta povo
cativeiro já acabou.

sábado, agosto 07, 2004

Groucho, Sevcenko, Índios e tudo mais que me cerca.

As aulas voltaram e as os trabalhos também. Escrever agora só por obrigação e ler só os obrigatórios. Contudo, sobra um tempinho para conhecer melhor Groucho Marx e tornar-me grouchomarxista de carteirinha.
Além disso, quero recomendar-lhes a leitura de alguns russos do século XX, já que nem só de Dostô e Gógol, vive aquele imenso país. Só que farei isso depois, porque agora estou absorvida por Nicolau Sevcenko e São Paulo do início do século XX.
Bem, volto com as dicas de livros, filmes e passeios em breve. Por enquanto, beijos 4all.

domingo, agosto 01, 2004

Pedra Gigante
(Gilberto Gil/Bené Fonteles)


Dessa pedra gigante vaza um sol
A grandeza da Gávea, Zé Ninguém
Lá, gravita levita o que era pó
Lá, fagulha paisagens, zoom e zen
Lá, descasca do corpo o fruto nu
Goza montanha no mar
Beira céus, asa-delta, lá feliz
Ela vem da Fenícia lenda flor
Brotou da força lunar
Da floresta ela vinga o dom da luz
A pedra, a glória de um deus...

Quando tudo der certo, eu me mudo para o Rio de Janeiro definitivamente!